sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

José Maria Figueredo e Clóvis Emídio

Após muita especulação e um dia inteiro de indecisão, está definido: José Maria Figueredo é o novo presidente do América Futebol Clube, para o próximo biênio 2010/2011.

'Zé Maria', com todo respeito, já é velho conhecido do clube. Foi o presidente do acesso a série A de 1996 e continuou no clube como parte do conselho. Aclamado pelos conselheiros como presidente, 'Zé', ainda indagou: 'Zé Rocha fez uma grande administração, porém muita coisa tem que mudar e um pente fino tem que ser passado'.

Até as 15 horas de ontem, supostamente não havia candidato a vice presidência. Até que o nome de Clóvis Emídio foi mencionado.

Boa Sorte ao MECÃO!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E agora!

Te hoje a tarde por volta das duas horas para apurar informações sobre a eleição do América. Ao chegar lá a surpresa; não tinha ninguém do clube, se não o Assessor de imprensa Marcelo, o qual tive de sugar todas as informações.

Em conversa curta com Marcelo, ele me passou as seguintes informações: Até então, José
Maria Figueredo não tinha dado o SIM por definitivo á presidência do clube. Até por que não tem chapa definitiva, pois o Alex Padang não aceitou a vice-presidência.

A situação atual é de indefinição, caso dê 18 horas e ninguém se pronuncie, e José Maria Figueredo aceite o cargo, o conselho o aclamará como Presidente do América.

ESTOU INDO NA SEDE NESTE MOMENTO CONVERSAR COM JOSÉ MARIA E APURAR MAIS INFORMAÇÕES!

:)

domingo, 13 de dezembro de 2009

Infelizmente...


Na manhã de ontem, em partida beneficente, o craque Souza mostrou mais uma vez que o seu futebol inteligente não morreu. Grandes passes e jogadas incríveis.

Mas, tudo teria acabado bem se não fosse o fato dele ter sofrido uma torção no pé, no segundo tempo, faltando pouco para o término da partida. Saiu sentindo fortes dores, e apoiado em alguns, como Paulo Moroni (foto).

Aqui vai todo meu respeito por essa pessoa maravilhosa, o qual eu admiro muito, e desejo melhoras. Valeu Showzinha!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Amigos de Souza x Amigos de Wallyson




Sábado, sol, amigos, pelada, feijoada e ainda de quebra ajudar uma instituição de caridade?

Só o evento Amigos de Souza x Amigos de Wallyson pôde promover isso ao torcedor, fã, seja qual a categoria de quem estava lá. Sob um sol escaldante e sem estrutura pra atender, tanto à imprensa, quanto aos torcedores, a gente se "arrumava" como podia pra não ter câncer de pele, nem perder os melhores lances.


De um lado, a experiência, um eterno REI, ídolo da torcida Americana. O meia mais inteligente que eu pude ver jogar. Mesmo meio fora de forma, não deixou a desejar (lances incríveis que só ele ainda faz). Apesar de todo o esforço, saiu contundido, mas ainda bem que nada de mais. Souza ainda contou com a ajuda de alguns amigos que convidou de sua cidade Itajá.


Do outro lado, a juventude, a velocidade atrelada com a vontade de fazer bonito, a jovem estrela do time alvinegro potiguar. Walyson, não saiu despercebido. Mesmo após perder um pênalti, era notória a sua vontade de levar vitória. Más mesmo assim, não foi suficiente para Diego (3), Alexandre (1) e Adam (1), que marcaram para o time de Souza. Do lado alvinegro, Gabriel ainda fez um, pra diminuir.

Para ajudar os craques, em ambas as equipes, amigos, jornalistas e personalidades do passado, do presente e de um futuro próximo. Edmo Sinedino, Paulo Noronha, Barata, Gabriel, Julio Terceiro, Rodolfo, dentre outros, abrilhantaram ainda mais a partida.

A idéia do evento surgiu do empresário Flávio em conversa com Souza, há 2 anos. A idéia era unir os dois craques dos principais clubes e ajudar a instituição de caridade, que é o mais importante. Mostrando que apesar da rivalidade dentro das quatro linhas, fora dela o que fica mesmo, é a amizade.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quem será?


Fazia algum tempo que eu não via uma final de campeonato brasileiro com tantas interrogações...
Afinal: SÃO PAULO ou FLAMENGO????

Pois é, não tem como não comentar essa "polêmica" nos corredores da faculdade. Eis, que nessas horas surgem: OS DONOS DA VERDADE!!

De um lado, SÃO PAULO:
  • Hexacampeão;
  • 3 títulos consecutivos (2006, 2007 e 2008);
  • 62 pontos;
  • 35 jogos, 17 vitórias, 11 empates e 7 derrotas;
  • 49 gols marcados;
  • Time regular e pragmático, sabe jogar sobre pressão;
  • Não apresenta "futebol Arte", conhecido pelo famoso "jogo feio";
  • Jogadores experientes e bons articuladores;
  • Campanha regular.
Do outro o FLAMENGO:
  • Tetra ou Pentacampeão (não vou entra em detalhes);
  • 16 anos sem ganhar campeonato brasileiro;
  • 60 Pontos;
  • 35 jogos, 17 vitórias, 9 empates e 9 derrotas;
  • 51 gols marcados;
  • Time articulador, joga bem tanto pelas laterais quanto pelo meio;
  • Tem a melhor campanha do campeonato neste segundo segundo;
  • Sempre que entra em campo apresenta um futebol instigante e bonito;
  • Campanha crescente, "embalado";
  • Possui o artilheiro do Campeonato.

Os dados não mentem, caro leitor. Posso estar até me precipitando, más diante das expectativas o Flamengo vem com tudo pra conquistar o Título. Mas o tricolor não vai dar de bandeja.

O São Paulo vai enfrentar fora de casa, o Botafogo, que não vive uma boa fase, mas pode dá trabalho, já que o time carioca precisa da vitória para ficar distante da zona. Na 16ª colocação, o time carioca vai pro tudo ou nada, já que o embalado Flu, está na sua cola e poderá até ultrapassá-lo.
Já o São Paulo vai mais calmo, não é do tipo que entra em campo de salto alto e está focado na conquista do hepta.

O FLA, vai enfrentar no Maracanã lotado, o Goiás, que com 50 pontos, não terá muitas pretensões. Se houver uma combinação de resultados favoráveis ao rubronegro, este poderá até chegar a ponta, e ficar cada vez mais perto do título.


Cabe a nós ficar apenas assistindo a esse espetáculo!!!!

domingo, 15 de novembro de 2009

ABC x Brasiliense SUCESSOOOO!!!!!!


ABC FAZ EM PARTIDA INVÁLIDA, O QUE NÃO FEZ EM TODO VIVO CAMPEONATO.


SUCESSOOOO!


Essa palavra defini a partida ABC x Brasiliense.

Foi uma partida para enlouquecer o torcedor Alvinegro e Alvirubro que concerteza estava torcendo por uma vitória do rival. "VAMOS PERDER BC" ?????????


Muitos diziam que o ABC iria "abrir as pernas" só pra prejuicar o América. Mas não foi bem isso que eu vi ontem. Eu vi os pratas da casa dando tudo de sí para mostrar que tem potencial em rede nacional. Só agora vão dizer que Sorato joga bem?

Ele deu um SHOW. Assim como Sandro, Jr Negão, Gabriel, Raniere,... enfim!


O time de Brasília bem que tentou, abrindo o placar e partindo pra cima. Más os garotos de "Cidade Verde" não estavam ali pra brincadeira. Estar rebaixado, ou não, não significava muito. Chegava pouco ao ataque, mas com eficiência e levando perigo. Aos poucos foram se soltando e dominando a bola, acertando os passes, conquistando liberdade para sair jogando. Assim vieram os gols, um.. dois.. três GOLS?


Haja pênalti, só no primeiro tempo foram 2. Um pra cada lado.


A torcida, incrédula, estava dividida. Uns gritavam gol com alegria, outros gritavam a insatisfação: "Por que vc não fez isso terça feira?, seu Fre***, Pelad****, ....


Segundo tempo, pressão do time visitante que partiu pro tudo ou nada. Precisava da vitória. Daí saiu o segundo gol. Impedido de realizar a jogada, Gustavo foi puxado na área e.... PENALIDADE MÁXIMA, com direito a paradinha e tudo. GOL!


Más a pressão tbm favoreceu ao time da casa, que aproveitava os contra ataques para chegar ao gol e conseguir mais um, dois, TRÊS???

É, nos ultimos 10 minutos, 3 gols do Alvinegro. A torcida apaixonada se rendeu e gritava goooooooooooooooooooooool, sem parar.


O que dizer dessa partida?

O abc me surpreendeu: jogou bem, soube aproveiar as chances, marcou 6 gols..

É, FEZ EM UM DIA O QUE NÃO FEZ EM UM MÊS!!!


Salve, Salve Alvinegros.



ABC x Brasiliense FOI RIDÍCULO [ II ]


Como todos sabem, é PROIBIDO jogar qualquer objeto que seja contra o campo. Além do time perder o mando de campo, é capaz de o próprio torcedor, uma vez identificado, ser detido.

Assim aconteceu no final do primeiro tempo. Um torcedor com os ânimos exaltados não se conteve e lançou em direção dos árbitros um pacote de alguma coisa (biscoito ou salgado). O tumulto começou na arquibancada, a polícia identificou e levou o torcedor. Eu que não sou boba nem nada, fui apurar.

Meu companheiro de trabalho comentou:
- Vc viu?
- O que?
- O 2ª árbitro mostrou ao Gaciba, e vc não viu o que ele respondeu?
- Não..
- Olhou para o pacote e fez pouco caso, tipo: "deixa isso pra lá"

Será que em pleno fim de campeonato ele ia se preocupar em tirar o mando de campo de um time rebaixado??

Quando acabou o intervalo fui atras pra saber se ele tinha anotado na súmula aquilo. Veja o que o danado disse:

- O que? não vi nada, não sei de nada.
deu uma risadinha irônica e saiu em direção o centro do campo.


Que é que é isso??????

ABC x Brasiliense FOI RIDÍCULO [ I ]

Protesto?




Aplausos para o protesto abcdista. (calp calp calp)

E eu que pensava que todos iam de amarelo. Mas uma remota fiel torcida estava lá, a maioria não vou negar, estava lá mesmo para torcer contra o próprio time. Não dá pra escrever aqui tudo o que eles diziam contra os jogadores, na cara dos próprios. O menos atingível era filho da **** ...


Más esse post não será voltado para isso.




Quero dizer que tudo o que eu vi, eu nunca tinha visto na minha vida. Primeiramente uma renda que não podemos contestar pela situação do [b]MAIS QUERIDO[/b]. Segundo, os poucos que foram, 90% estava ali para protestar (yes), para agredir, para jogar na cara dos jogadores abcdistas a culpa de tudo aquilo. Más nós sabemos que os coitados não tem culpa de nada.


Terceiro e último, os 10% que torciam a favor, adoraram a partida.


Tive a oportunidade de conversar com um deles que disse: "Não podemos torcer contra o nosso time, deixem o América pa lá. A gente faz o nosso trabalho eles fazem o deles".




Enfim, Fiquei impressionada pois pensava que os ânimos iam se acalmar durante a partida. Que nada, o abc não podia pegarr na bola que eles começavam a vaiar, xingar, e o pior de tudo, dizer que o árbitro estava roubando.




...




domingo, 8 de novembro de 2009

TRADIÇÃO, MOTIVAÇÃO E VIBRAÇÃO!

3 dias antes do confronto América x Vila Nova, a notícia: "Se prepare moça para ir pro campo neste sabado". Aquele mandato me deixou louca de feliz, apreensiva e ansiosa, não via a hora de chegar o sábado. Más tinha a plena certeza que aquele seria apenas o primeiro de muitos outros jogos que eu iria a campo.

E foi assim, com muita vontade de trabalhar aliado a estar perto do meu time de coração, que eu fui para o machadão.

Ao receber o colete da imprensa mais uma certeza, a de que agora eu estava ali a trabalho e tinha que deixar o coração alvirrubro se exaltar só em casa.
Colete, rádio sintonizado, bloquinho, caneta, câmera, e Marksuel pra me deixar mais tranquila kkkkkkk, estava tudo pronto para entrar em campo, desci e subi os degraus que ligava as cabines ao tapete, como se fosse um jogador, pedi a Deus que me desse tranquilidade, e pronto, lá estava eu em campo pela primeira vez..

Orientações dadas, caderninho a postos, tudo me parecia familiar, o cheiro, a torcida, o clima de aquecimento, os radialistas que falavam do meu lado e eu escutava no rádio, enfim, eu estava onde, como e fazendo o que eu sempre quis.

Do início ao fim da primeira parte, o time americano se mostrava superior, sem dar oportunidades efetivas de ataque ao time visitante. Mas claro que nem tudo eram flores, os velhos erros de passe pareciam não ter deixado o time apesar do longo tempo que a equipe teve para se preparar para o jogo.

A torcida jogou com o time do início ao fim. Mas o gol não apareceu, e assim permaneceu até o fim dos primeiros 45 minutos.

Era hora de entrar em campo e entrevistar. Esperei o lateral Berg (6), e lá foi eu de metida entrevistá-lo:

D - Berg, eu vi que logo no início da partida vc tirou o tensor, sinal de que está tudo bem, ou sentiu algo?
B - Foi.. (cansado) tirei o tensor porque estava incomodando um pouco, senti uma leve dor, mas está tudo bem sim.

Idiota não? não..

De lá gravamos um pouco a torcida, Marksuel fez o seu trabalho e pronto, fomos para as cabines, falar com os conhecidos e fazer uma boquinha.

Fim de intervalo, eu dei uma de cinegrafista. Gostei sim, me adaptando pra quando for minha vez sozinha. Intercalando, não tive a sorte de gravar os 2 penaltis convertidos para o América, pelo atacante lúcio.

Fim de jogo muita comemoração, e lá fui atrás de falar com o simpático treinador do Mecão.

DF - Diá, qual foi o fator determinante para a vitória do América?
Diá - O tempo que tivemos para trabalhar e analisar a equipe, foi o fator determinante para a postura do time em campo e consequentemente a vitória. Foi meu presente de aniversário (brincou o técnico).


O time Alvirrubro potiguar teve o comando do jogo durante toda a partida, o marcador poderia ter sido maior, se não fossem os velhos erros e passe e finalização. Com a combinação de vitórias favoráveis e o bom resultado em casa em cima do Vila, o Mecão dormiu e acordou fora da zona de Rebaixamento.

Na terça feira (10), o América vai ter em casa a difícil tarefa de enfrentar o Figueirense, é que o time de Santa Catarina, briga pra entrar no G-4 , e ter o tão aguerrido acesso à série A de 2010. Então, torcida é fundamental para que como neste sábado, o América consiga a vitória e confirme em mais uma rodada a sua permanência na série B do ano que vem.

Déborah Fernandes

domingo, 11 de outubro de 2009

Diário do Jogo ABC X CEARÁ


Foi com muito entusiasmo e confiança, que nesta sexta feira o torcedor alvinegro potiguar foi ao estádio Maria Lamas Farache. O duelo entre ABC X CEARÁ, prometia ser o show da noite. E foi com esse pensamento, que EU, de sangue alvirubro, com uma camisa do Mecão dentro da bolsa, e com muita ansiedade, peguei meu bloquinho e fui para o Frasqueirão. Logo quando cheguei, um tanto atrasada, e chamando atenção (kkkkkkkkkkkkkkkkk), procurei ficar em um lugar estratégico para fazer minhas pobres, porém não desmerecedoras análises. Os homens ao meu redor me olhavam tipo, " o que ela tah escrevendo? o que ela tah fazendo aqui? " uns chegavam e perguntavam, outros só olhavam por alguns minutos. Mas, foi nesse clima de organização ainda, que eu perdi o primeiro gol da noite, marcado por Mota, número 09 do Ceará, aos 14 minutos. Como eu tava sintonizada no som do futebol da rádio 98, não perdi a oportunidade de anotar. Na hora tinha esquecido minha posição, dei um grito de alegria, más gritei :" meeerrrda, uhhhuuuu, que porra foi isso" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e começei a chorar no ombro de Judson. Mesmo com o gol sofrido, o time da casa continuou [tentando] criar boas oportunidades, o jeito era fazer o foi feito por Gaúcho que não quis nem saber e soltou um foguete de fora da área, agora ABC 1 X 1 CEARÁ. A torcida alvinegra que até então tinha deixado a desejar, foi ao delírio. Muitos acreditavam numa virada, como o feito contra o Alético-Go, más infelizmente parecia que a noite não era das melhores, e foi com clima de alegria na arquibancada, que saiu o 2° gol do Ceará, logo depois, também num chutão de fora da área, Geraldo marcou pro vozão. Agora ABC 1 X 2 CEARÁ. O abc bem que tentou empatar ainda no 1° tempo, com suas investidas, e mais posse de bola. Porém o esquema tático defensivo do Vozão tava deixando todos loucos, o bate rebate dentro da peq. área mostrou um abc, nervoso, que não tinha calma, queria resolver logo a situação. LATERAIS?
ATENÇÃO: A arbitragem também não ajudava, foi jogo com muitas faltas e poucos cartões. O esquema tático do Ceará não dava liberdade pra sair jogando já que ficava com apenas um homem contra 3 do ABC.
ARQUIBANCADA: Nessa altura do jogo, os melhores comentaristas do mundo começam a dar seus palpites para o 2° tempo. Querem fora Selmy e Bosco. Más pela primeira vez em minha vida de estádio não escutei ninguém pedindo que entrasse alguém. Será que existe esse alguém? Enfim, vamos ao que viemos. torcida não apoiava, as vezes eu me pergunto se eles só vão pra ajudar o time com a bilheteria, por que zuada que era bom nada.kkkk Fim do primeiro tempo. Sai bosco e Gedeón do ABC e entram Ivan e J.P, pouco depois Júnior negão se preparava pra entrar.Os mesmos problemas do final do primeiro tempo, permaneciam no início do segundo. O abc tentava chegar, más sofria com a defesa do adversário. Para piorar a situação, Ricardinho é expulso após fazer um entrada brusca no atacante mota. A bola parada parecia a única alternativa, e foi assim que Gaúcho tentou fazer o 2°, más o goleiro Lopes estava atento e impediu a chance de gol, para o desespero do torcedo ALVINEGRO. O jogo continuava dava até vontade de dormir. O Ceará começava se mostrar mais ofensivo nesse 2° tempo. Trabalhava bem, más n conseguia finalizar. Em contra partida o abc tbm n tinha alternativas de criação. Um jogo monótono nesse meio/fim de 2° tempo. Quando alguns torcedores já estavam deixando o estádio com muita raiva, um balde agua fria cai na cabeça de quem ainda acreditava num empate. Aos 39 minutos Misael cruza 'Lindo pra Ar'lindo que estava adiantado (e o bandeira não marcou) e aumenta o marcador no Frasqueirão. Agora ABC 1 X 3 CEARÁ.
ARQUIBANCADA: O clima de revolta tomou conta dos torcedores do abc que saíram do estádio numa velocidade incrível. Ao som de xingamentos e palavrões, eu finalizei as anotaçções assim: Na noite dessa sexta feira (09), o vozão conseguiu subir mais um degrau pra ter o tão guerrido acesso a série A de 2010, em contra partida, o ABC, volta a zona da degola e agora o cupa a 17ª colocação. Em uma noite de estréia para minha pessoa, dou nota 6 pro ABC e nota 8,5 pro Ceará pela sua defesa bem armada. Pra finalizar meu diário, quero dizer que adorei a experiência. É muito bom ver o ABC PERDER, na torcidado abc, e saber que MEU time quase vira fora de casa. É MUUUUITO BOM =D

ATT,

DÉBORAH FERNANDES ARAÚJO DIAS

terça-feira, 11 de agosto de 2009

No meu sertão tem de tudo, de tudo que vc possa imaginar!

Déborah Fernanda(es) Araújo Dias, nascida em natal criada pelo interior, sou caba macho sim sinhô e tenho muito orgulho. Na cidade de Caicó plantaram minhas raízes e lá fui me abrigar,nas férias desde já e assim do início até o findar! Crescendo fui me acostumando e me aviciando aquele lugar, não podia faltar um carnaval e uma festa de Sant'Ana, se não fazia um drama, até mainha deixar. Mas do Seridó, não conheço só Caicó afundo conheço ainda Currais, Acari, Cruzeta e São José, que pras farras, forró e tomar mé não precisa nem comentar! Mas além da farra e do desmantelo grande, ainda ha quem não goste pelo calor, quente até da uma dor, do sol rachar .. Ah mas e o povo de lá que n sabe nem que é ventar? agoar, refrescar, arejar! Isso é o de menos e insignificante, há quem se encante pela beleza do lugar, e principalmete pelas mulheres que são de lá. A carne e o queijo tbm são iguarias do seridó, e cachaça Samanaú sem ter pena nem ter dó junto ao povo sufrido leva consigo a tradição da região. Ai Obrigado meu Deus, por esse sertão do rio grande do norte, de riqueza, fartura, beleza mas tbm pobreza que busca na sorte(chuva, jogo do bicho)! Assim vou me despidindo pedindo com carinho e amor, que conheça nosso sertão seridoese por favor e se ja conheçe continue a visitar !
Déborah Fernandes!

terça-feira, 9 de junho de 2009

5 Formas de provar que vc já foi ao Machadão!


Pra todo torcedor, ir ao estádio é a melhor forma de participar ativamente da atuação de seu time em um campeonato seja com um resultado positivo ou não.

Tem coisas que acontecem como: Abraçar que a gente nem conhece quando é gol e ter aqueles velhos "amigos de jogo"(que vc só vê no jogo), que são comuns em qualquer estádio. Más muitos irão se identificar com o que eu vou dizer: As 5 formas de provar que vc já foi ao Machadão!


1.Lá está você, sábado 16:03 de uma tarde sem nuvens, seu time entrando em campo, todos se levantam e gritam, batem palmas e cantam, até que em poucos instantes alguém grita: 'SEEENNTAAAAA. Aquilo ecôa e outros tbm gritam até que todos se sentem.


2. Após os ânimos acalmados, você liga seu "raidin" , olha pra frente e vÊ oq? oq? oq? quase um nini system , só que um tanto antigo. O dono da relíquia carrega no ombro e as pilhas só estão seguras poq tem uma fita isolante. Eu não tenho nada contra, pelo menos é bom pra quem não leva seu próprio radio até poq se benificia ( o som é tão alto que da pra escultar principalmente quando vai anunciar o tempo).


3. Lá pelos 15 minutos que o jogo já está encaminhado, eis que surge um ser aparentemente assim: Sexo feminino (eu acho), cabelos esticados naturalmente pelo salão, com uma blusa do time um pouco curta demais, um mini short, maquiagem exagerada e pra completar um salto 15. Vem descendo com cara de perdida procurando por alguém (agora seeeeji), ou seja, fazendo o suficiente pra chamar atenção. Só mais alguns segundos e ... os gaiatinhos começam a tirar onda. Resultado, o ser se impina toda e faz cara de abuso!


4. Jogo vai, jogo vem, quando tbm repentinamente afim de alertar, acordar, sei lá o que mais ar, dos jogadores alguém grita, minto, se esgoela POR EXEMPLO: Mecão, Mecão, Mecão.... por 3 vezes até que vc se vira e não vê quem foi ngm sabe ngm viu.


5.Já é quase fim de partida seja ele qual o placar, dá uns 40 minutos alguns preferem descer e é aí que tudo acontece. O melhor lance, originando num belíssimo gooooooooooooool. e aonde vc estava? nas escadas meu amigo? não acredito, isso quando já n tem saído. Dá uma raaaaiva que só vc vendo! todo mundo desce a escada numa velocidade pra ver se pega alguma coisa do lance, mas já é tarde só no outro dia na tv. Más o que importa é que foi gol. E quem não desceu sentiu o Machadão tremer, quase cair. Cai não meu amigo, nem se preocupe ele foi feito pra balançar, isso é física, o que chamamos de ressonância. Pode ficar tranquilo!


AS TA LA VISTA!

sábado, 30 de maio de 2009

Como tudo começou...


Tudo começou quando eu nasci e meu pai botou na cabeça que todas (as duas filhas) nós tinhamos que ser VASCAÍNAS. Vascaíno doente, não teve tanta sorte, minha irmã é sim vascaína, já comigo.. a história foi bem diferente!
Quando a gente é pequeno, muito do que gostamos é espelho do que nossos pais gostam, principalmente se estamos falando de futebol. E se o filho for menino, aí é que o pai força ainda mais o garoto a ser mesmo sem ele entender ao certo o que aquilo tudo significa. Uniformes, meias, bonés, quadros, pôsters enfim tudo o que um garoto precisa pra gostar do referido time. Ah sem esquecer das velhas histórias altamente exageradas sobre as seleções que existiam no tempo dele.
Mas voltando a MINHA HISTÓRIA,
1. Começou assim: Eu não era muito fã, nem entendia o poq de todo domingo meu pai ficar mudando de canal, da globo pra band, com um rádio no ouvido (sem fone nesse tempo) e ainda sabia os detalhes dos 3 jogos + aqueles que n estavam sendo transmitidos. Uma fera! Esse foi o meu exemplo. Pronto, 'a semente foi lançada' e em alguns 12 anos eu começei não só a entendê-lo, como a imitá-lo. CONFESSO, no início não foi nada fácil. Eu não entendia nada do que o locutor falava, depois a dificuldade era de associar o jogo falado a realidade do campo e suas dimensões, ainda mais na posição de mulher, sem ser maxista, mas os homens veem a gente como seres que nunca vão entender essa área do universo "masculino", quem dirá um impedimento;

2. A paixão pelo América surgiu. Em meados 2005 eu começei a não só dizer que era americana mas a sentir vontade de ir ao estádio, meu pai não deixava, mas eu sempre insistia sem muito sucesso. E lá ele ia só. Quando eu me toquei estávamos subindo pra serie B. Não se falava em outra coisa em 2006 se não naquele time abençoado como os paulinhos, Souza, Paredão, ...
Cheguei um dia e disse: Omi eu vou viu. E fui =D nunca vou me esquecer daquele América e Náutico (ei timbú vai tomar no cú), no início foi meio estranho me acostumar com os palavrões, as músicas e os abraços (quando faziam gol) em alguém que a gente nem conheçia. Mas o melhor e mais incrível sentimento nascia alí, uma sensação que só quem sabe é quem vai, indescritível, uma coisa estranha que mexe com a alma e com o coração! ;

3. Como lidar com as amigas ant-américa. Era muito bom chegar na segunda no colégio e falar sobre o jogo com minhas amigas , opah, falar sozinha poq elas eram contra e só sabiam dizer: 'mulhé num vá não que é perigoso e vc pode se machucar' , ' "déba" vai que dão uma garrafada na sua cabeça?" kkkkkkkkk (thaysMorales).. Era uma pouco xato, ainda mais quando marcavam trabalho pra dia de sábado, ou alguma resenha, era certo : "ei vou não, tem jogo do mecão". Graças a insistência, hoje elas me entendem!;

4. Aprendi a zombar dos adversários (principalmente o abc).
Dia de segunda era bom demais, malhar dos abcdistas? melhor ainda.. ;

5. O gosto pela discursão.
Eu sempre fui uma garota muito comunicativa. Confusão então eu ganhava na base do grito. Mas quando assunto era futebol, aí era outra coisa. Principalmente porque além de ser mulher (sem ser maxista), só se ganha numa discursão dessas na base de fortes argumentos e pessoas ao seu favor. ( A ironia e "modéstia" tbm ajudam). Eu não discuto muito, apenas tento conversar civilizadamente.(umhum ;) );

6. Uma menina, com frases e assuntos de menino.
Começei a comentar com meus amigOs, perguntar dos jogos, reclamar (aposto que no início pensavam que eu era louca hehe). kkkk Lukita, Breno e Oliveira que o digam, pense como eles entenderam bem, e não vou negar, era tão bom chegar na sala e sentar lá no fundo pra comentar os lances, os jogos, os roubos, as contratações,.. Eu parecia um menino no meio deles;

7. Hoje.
Vou fazer faculdade pra Jornalismo (realizar um sonho meu e do meu pai), com especialização em Jornalismo Esportivo;

8. Meu PAI.
Foi o mais importante, o maior icentivador, meu comentarista esportivo preferido, meu exemplo e tudo o que sei hoje e comento é porque ele me ensinou a ver o futebol da maneira mais séria. Como um jogador!

PS: As vezes eu fico me perguntando por que de tudo isso.
É tão estranho, uma garota gostar tanto de algo tão masculino. Me sinto deslocada as vezes nas rodas de conversa, e quando menos espero ja estou tão envolvida que nem mesmo noto. No início, não vou negar, foi muito dificil pra eu aceitar que gostava tanto dessa paixão nacional, mas com o tempo fui admitindo.
Não vou mentir, as vezes fico bem caladinha e deixo que conversem, pra que eu não entre na conversa e me empolgue (kkkkkk).

"Não deixe que os outros, ou o seu próprio preconceito te afaste do seu destino. Ele só vai te atrasar!"

Déborah Fernanda Araújo Dias.